7ª QUADRA - SETEMBRO DE 2002


COMISSÃO AVALIADORA


CARLOS OMAR VILLELA GOMES -Advogado, poeta e compositor. Natural de Uruguaiana, atualmente residindo em Porto Alegre. Participante efetivo do movimento nativista gaúcho, possui cerca de 150 composições com registro fonográfico, tendo obtido êxito em vários eventos literomusicais e poéticos, atuando também como jurado em diversos festivais de poesias e música.
Em 1997 foi agraciado com o Troféu Vitória, prêmio então concedido pelo governo do Estado àqueles que se destacaram nos festivais nativistas, tendo recebido nesse evento a premiação de melhor letrista do ano. É um dos poetas convidados para participar da Antologia da Poesia Crioula, elaborada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Participante ativo, na maioria dos festivais de música do Rio Grande do Sul, sempre disputando as premiações principais.
Como poeta, participou e foi premiado na Pedra Moura da Poesia de Pelotas, Bivaque da Poesia Gaúcha de Campo Bom, Seival da Poesia Gaúcha de São Lourenço do Sul e Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório.
Ultimamente tem sido premiado em todos os eventos onde participou, carismático, respeitado, goza de grande carinho e admiração, tanto entre seus companheiros compositores e jurados, como entre os organizadores, pelo respeito e cordialidade com que trata a todos, indistintamente.
Recentemente lançou um CD com suas composições, com produção de Mauro Marques e Carlito Magallanes, pela gravadora USA discos.

CLÁUDIO JOSÉ MARTINS - Acadêmico de Direito, Sargento da Brigada Militar, político militante, hoje sub-prefeito de Passinhos, sua terra natal. Estudioso da cultura gaúcha e conhecedor dos costumes campeiros, tem duas obras editadas: "CONCEIÇÃO DO ARROIO" e "CAUSA FARROUPILHA", se orgulha em denominar-se Cantador de Ternos de Reis e de Cantigas de Peitadas (Oilarai).
Sua vocação poética e, o gosto inato pelas coisas do Rio Grande do Sul definiu-se desde a sua juventude, quando apesar de seu pouco estudo, na época, como diz em um de seus versos.

"De dia eu trabalhava,
de noite encordoava,
as letras num "manuscrito".

Poeta, repentista, declamador, trovador, payador, músico, acordeonista de gaita ponto, radialista, colunista do Jornal Revisão, com a página Regionalismo, constantemente requisitado como apresentador de eventos gauchescos e jurado de festivais de música e de poesia. Como letrista, possui cerca de vinte músicas com registro fonográfico, por músicos e ou conjuntos gaúchos, merecendo destaque especial à música, "Um canto a Terra" que se tornou um verdadeiro hino do litoral, "Osório Canção", e "O Poeta que Dormiu de Sapatos", esta última, homenagem ao saudoso Poeta Mário Quintana, constante do CD Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, com muitos elogios da crítica especializada.
Como trovador, seus versos tiveram participação vitoriosa em inúmeros programas de rádio, televisão, rodeios, festivais, de onde coleciona com carinho um grande número de trofeus, mas, é do Festival Gaúcho de Arte e Tradição - FEGART, que guarda com muito orgulho os troféus de "Campeão do Estado", nas modalidades de Trova Mi Maior de Gavetão e Trova Martelo.

JOSÉ HENRIQUE AZAMBUJA- Bageense de nascimento, homem de fronteira que desde muito cedo se preocupa com a história, a origem, a cultura e a literatura poética do gaúcho sul americano.
Intérprete e declamador desde os 13 anos de idade. Participante em eventos de poesia e declamação em todo o Rio Grande do Sul e até fora dele, tendo representado o Estado no Rio de Janeiro e em São Paulo e ainda o Brasil no visinho país do Uruguai, em encontros do Gênero.
Premiado em inúmeros concursos de declamação e festivais de poesias inéditas, tais como Vacaria, Passo Fundo, Santana do Livramento, Júlio de Castilhos, Santa Maria, onde residiu e foi integrante da Associação Santa Mariense de Letras em eventos artísticos.
Em Bagé, sua terra natal, teve várias participações nas Sesmarias Crioulas, sendo premiado em seis edições, além de outros recitais em teatros e encontros de arte poética. Participante também de várias edições da Sesmaria da Poesia Gaúcha e Bivaque, como poeta e intérprete.
Recentemente lançou seu primeiro CD como intérprete da poesia crioula "Imagens Crioulas", edição independente de declamação e violão, com a criação de Guilherme Collares.
Esse é o homem de arte e poesia que tem pautado sua vida desde tenra idade, a serviço das manifestações culturais de nossa terra. Sua crença é de que as almas puras e terrunhas que recebem esse dom do Pai Maior, tenham sempre presente a certeza de que representa apenas um empréstimo para uma jornada efêmera e transitória que empreendem nessa etapa da vida.

INÍCIO DA PÁGINA