5ª QUADRA - SETEMBRO DE 2000


COMISSÃO AVALIADORA


JAIME BRUM CARLOS – Natural de Cachoeira do Sul. Médico Veterinário, poeta, declamador, compositor. Premiado em vários concursos de poesias, como Rodeios Internacionais de Vacaria, Lages(SC) , Concurso nacional de Poesia em Brasília, entre outros. Posui cerca de 150 músicas gravadas em discos e CDs de praticamente todos os Festivais de música do Rio Grande do Sul, como Tafona de Osório, Tertúlia de Santa Maria, Coxilia de Cruz Alta, bem como em discos independentes de Délcio Tavares, Fátima Gimenes, Leo Almeida Antônio Gringo. Seus poemas são dos mais recitados em concursos e apresentações pelos maiores declamadores do Rio Grande, entre êles Romeu Weber, Raquel Ortácio, Valdemar Camargo, José Estivalet, Pedro Júnior, entre outros. Posui vários CDs gravados, só e em parceria. Narrador e apresentador de eventos tradicionalistas e um dos jursdos mais requisitados nos festivais de música e poesia.

MANO TERRA – Nome artístico do Ijuiense Homero Milton Franco, nascido em 1939. Consultor de Empresas Jornalista e radialista há 40 anos, 30 dos quais também dedicados a pesquisa e à documentação do acervo gaúcho sul-americano. Consultor de Empresas, autor de ”Raízes da América Gaúcha”, edição doada ao Grupo de Arte e Cultura “Ilha Lucra”, de Florianópolis, onde foi fundador, patrão e atual patrono. Tem prontos dois livros: um sobre a gênese e herança do gaúcho precursor, “PÁTRIA GAUCHA” e um de poesias, “VERSO XUCRO”. Escreve para jornais e revistas em português e espanhol, enfocando temas de usos e costumes, sabedoria e percepção do homem do campo e dos subúrbios das cidades. Produz e apresenta programas radiofônicos culturais. Mpositor, tricampeão da Sapecada da Canção Nativa de Lages-SC, e do Festival Catarinense de Arte e Tradição – FECART, com músicas e poesias inéditas. Várias músicas de sua autoria já se encontram gravadas. Está entre os mais expressivos poetas de Santa Catarina, em cuja capital reside há 18 anos. Palestrante, em eventos nacionais e internacionais sobre a influência do gaucho na cultura de quatro países sul-americanos. Atualmente está produzindo um CD sobre as “Canções de Ninar do Sul”. No pensamento a seguir traduz seu modo de pensar: “A última coisa que um povo submetido entrega ao opressor é a sua língua. Antes vão as tradições, costumes, o conceito de homem e de vida, crenças, valores, superstições e ritos”.

WILSON GARCIA ARAÚJO - Natural da cidade do alegrete, de profissão, Técnico de Manutenção. Emérito declamador com poesias gravadas nos CDs do Bivaque, de Campo Bom, onde foi o vencedor, Tafona da Canção Nativa Campeão na Categoria de vencedores de eventos Internacionais e Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório, esta última de sua autoria. Campeão Estadual no Festival Gaúcho de Arte e Tradição – FEGART, participou ainda do Aparte do Verso Xucro de Passo Fundo e Xasqueada da Poesia Crioula de Santana do Livramento. Campeoníssimo de rodeios, sendo tricampeão do Rodeio Internacional da Vacaria, Campeão no Rodeio dos Campeões na cidade de Esteio, bicampeão da Semana Crioula Internacional de Bagé, Bicampeão no Rodeio Internacional de Osório, Campeão no Rodeio Internacional de São José Santa Catarina e tricampeão do Rodeio Nacional do Campo dos Bugres de Caxias do Sul. Constantemente requisitado como jurado dos mais importantes Festivais e Concursos de declamação. Mantém uma rotina de passar a seus filhos, também declamadores, e aos mais jovens o legado recebido ao longo de todos esses anos de vivência na Arte Declamatória.

INÍCIO DA PÁGINA