COMISSÃO
AVALIADORA
SILVANA ANDRADE
Declamadora natural de Alegrete. Premiada em diversos rodeios Internacionais e Nacionais no RS e SC. Recebeu da Assembleia legislativa do estado o Prêmio Teixeirinha como Melhor Declamadora. Têm premiação em diversos Festivais de Poesia do RS. Faz parte da Equipe técnica de avaliadores do MTG RS e PR e compõe comissão avaliadora de diversos eventos de poesia.
VAINE DARDE
VAINE DARDE, natural de Uruguaiana, RS, iniciou sua carreira como compositor e poeta em 1978 quando foi premiado no concurso Apesul Correio do Povo Revelação Literária. Em 1988 em parceria com Gaúcho da Fronteira fica conhecido em todo o país com a música Vanerão Sambado que ganha discos de ouro e platina. Em nova parceria com Gaúcho da Fronteira, gravada pelos Engenheiros do Hawai, Herdeiro da Pampa Pobre, afirma-se no cenário musical do estado. Recebeu por dois anos consecutivos o troféu Vitória concedido pela Secretaria da Cultura. Em 2004 ganha o troféu Clave do Sul como melhor letrista dos festivais.
Com mais de 800 músicas gravadas por artistas gaúchos e de outros estados, entre eles duplas sertanejas, é um dos compositores mais premiados do Rio Grande do Sul.
Detentor de uma centena de prêmios de festivais, conquistou em 1989, em parceria com Elton Saldanha, a Calhandra de Ouro, prêmio máximo da Califórnia Canção Nativa, evento que originou o movimento nativista.
Possui uma coletânea de sua obra gravada pela gravadora Usa Discos em discografia que inclui doze autores consagrados, intitulada Autores do Sul. Seus poemas e sonetos compõem várias antologias.
Entre outros prêmios, Vaine Darde também faz parte da seleta galeria dos vencedores da Sesmaria.
VALDIR VERONA
Natural de Caxias do Sul/RS, Valdir Verona é músico com atuação nas seguintes áreas: shows, recitais, aulas e oficinas de música, produções e direções musicais.
Músico com formação erudita e ampla vivência em diversos segmentos da popular, Valdir Verona possui extensa discografia, tendo lançado vários álbuns solo e em parceria, além de diversas participações especiais e também várias publicações de trabalhos didáticos para viola brasileira e violão.
Devido a seus trabalhos de pesquisa e resgate do uso da viola na música do Sul, teve a oportunidade de participar de vários festivais, seminários e encontros de violeiros em vários estados brasileiros.
No exterior, representou o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça em 2012, ano em que o país foi homenageado; no mesmo ano, realizou dois recitais na Feira do Livro de Bogotá na Colômbia quando o Brasil foi o país convidado de honra no evento. Em 2024 realizou concerto no Círculo de Arte e Recreio durante o Festa da Primavera em Guimarães/Portugal.
VOLTAR