HOMENAGEADO


JAIME BRUM CARLOS

Natural de Cachoeira do Sul, reside, atualmente em Restinga Seca. Médico Veterinário, formado pela Universidade Federal de Santa Maria/1974, exerce a profissão na Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul - Inspetoria Veterinária de Restinga Seca.
Casado com Rita de Cássia Comin Adolfo e tem dois filhos Rodrigo Missau Carlos e Bibiana Adolfo Carlos.
Poeta, escritor, apresentador e declamador.
Sua infância e adolescência no campo justificam o seu grande conhecimento e experiência quando compõe e escreve suas obras.
Seu início no Movimento Tradicionalista se deu por volta de 1975, em 1983 lançou o livro de causos "A SECA DA RESTINGA".

Sua participação nos festivais nativistas teve início nos anos 80. Desde então passou a fazer parte de LP´s e CD´s, como poeta e compositor, de praticamente todos os festivais do Estado, com premiações desde Música mais Popular, Melhor Tema Campeiro a diversos Primeiros e Segundos lugares como: Sinuelo da Canção Nativa (São Sepé), Tertúlia Nativista (Santa Maria), Aparte da Canção (Cachoeira do Sul), Semeadura da Canção Nativa (Tupanciretã), Carijo da Canção Gaúcha (Palmeiras das Missões), Coxilha Nativista (Cruz Alta), Festival Poético Musical (Porto Alegre), Grito do Nativismo (Jaguari), Tafona da Canção Nativa (Osório), Canto dos Sinos (São Leopoldo), Festival da Música Crioula (Santiago), Mutirão Abebeano (São Sepé) entre outros.

Possui cerca de 400 músicas gravadas em discos de festivais, de conjuntos, de intérpretes individuais e outros.

Em 1989 lançou o LP "SONHOS AO VENTO", com obras suas e a participação de artistas convidados.
Em 1996 compôs o poema "É NATAL TCHÊ", uma versão para a música Happy Xmas/War Is Over de Jonh Lennon e Yoko Ono, gravada por Wilson Paim, recebendo, neste ano, o Disco de Ouro. Também tem participação nos CD´s de Ouro do Grupo OS MONARCAS e de JOÃO LUIS CORREIA.

Lançou em 1996 o CD "ROMÂNTICOS", com poemas de sua autoria e trilhas musicais de Nelcy Vargas. Neste, comprova o seu dom também como declamador.

Possui premiações em concursos de poesia e declamação, como por exemplo: Rodeio Internacional de Vacaria, Festa da Tradição em Lages, Concurso Nacional de Poesias...

Em 2001 lançou o CD "PROSEANDO COM DEUS", de cunho religioso, onde recita poemas de sua autoria e de amigos com trilhas musicais de Nelcy Vargas.

Participa de jurado de Rodeios e Concursos Artísticos realizado pelo MTG tanto no Estado como nos demais Estados da Região Sul.

É destaque também como apresentador de Festas Campeiras, Festivais e Rodeios, sua linguagem simples e instrutiva faz com que aqueles que assistem as provas campeiras tenham noção exata do que acontece nas pistas de rodeios.

No concurso de gineteadas, é considerado um dos únicos apresentadores que destaca ginete e cavalo como elementos especiais no espetáculo, além de esclarecer ao público o que é pertinente a cada modalidade narrada, tanto em nível estadual como internacional.

Atualmente ocupa o cargo de Secretário do Departamento de Narradores do MTG e preside a Associação Cultural e Tradicionalista de Restinga Seca, entidade promotora e organizadora de eventos como o Encontro de Declamadores Sem Fronteiras realizado nos anos de 2002 e 2003 e também o Candeeiro da Canção Nativa.

Fez parte da Comissão Avaliadora da 1ª Quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha em 1996.