11ª QUADRA - SETEMBRO DE 2006


COMISSÃO AVALIADORA


ADRIANA SIRANGELO BRAUN

Natural de Porto Alegre, advogada, radialista e declamadora, premiada em diversos concursos e rodeios, destacando o Rodeio Internacional de Vacaria (Bi-campeã), Festival Gaúcho de Arte e Tradição - FEGART (Farroupilha), Rodeio dos Campeões Internacionais de Osório, Rodeio Nacional do Campo do Bugres - Caxias do Sul, Marca de Novo Hamburgo, Rodeio do Mercosul, CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí, Rodeio Nacional de São Sebastião do Caí, Rodeio Nacional de Veranópolis, Rodeio Nacional de Cachoeirinha - CTG Rancho da Saudade.
Participa como intérprete em festivais de poesias, tendo sido premiada no Pixurú da poesia gaúcha de Gravataí e no Bivaque da Poesia de Campo Bom.
Tem faixas gravadas em Cd´s da Sesmaria da Poesia de Osório, Bivaque da Poesia de Campo Bom e volumes 1 e 2 da Ronda da Poesia Crioula.
Atua como avaliadora em concursos de declamação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de apresentar festivais de música e poesia.
Produtora e apresentadora do programa Rio Grande em Poesia da Rádio Rural de Porto Alegre, dedicado com exclusividade ao verso gaúcho.
É membro da patronagem do Grupo de Pesquisa Folclórica Jayme Caetano Braun, em atividade no Galpão do IGTF, no Centro Administrativo em Porto Alegre.

JOAQUIM MONCKS
Oficial PM, na reserva. Advogado. Professor de Criminologia, Ciência e Direito Penitenciário, Direito Processual Penal Militar e Segurança Empresarial. Ativista Cultural. Agente Literário. Poeta. Declamador. Conferencista. Ensaísta. Analista literário. Jurado em certames literários, em festivais nativistas e eventos de poesia e música popular.
Nascido em Pelotas, em 29 de setembro de 1946. Tem a cidade de Canguçu, um lindo município agro-pastoril de gente inteligente e bonita, como sua segunda terra, porque lá iniciou sua carreira como oficial de polícia militar, aos 21 anos, em 1969.
Deputado constituinte à Assembléia Legislativa do Estado, em 1989, presidiu a Comissão Temática de Educação, Desporto, Ciência, Tecnologia e Turismo, ajudando a forjar a carta constitucional do Rio Grande do Sul, pioneira em muitos aspectos, principalmente nas áreas da Educação e da Cultura.
Como deputado, é autor, dentre vários outros, de três importantes projetos, todos transformados em lei: o das PILCHAS GAÚCHAS, que oficializou a indumentária tradicional do homem e da mulher gaúcha, em respeito à ancestralidade e à tradição agro-pastorial do RS, como traje preferencial e de honra no território do Estado (1989); o que institui o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, o líder negro dos Palmares, como o DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, em homenagem à negritude rio-grandense (pela primeira vez um líder político, no Brasil, lograva pedir desculpas pela escravidão imposta aos negros). Por fim, aquele que institui o dia 04 de Dezembro como o DIA DO ARTISTA REGIONALISTA E DO POETA REPENTISTA GAÚCHO (1989).
De 1973 até 2005, entregou ao público sete livros individuais, no gênero Poesia: ENSAIO LIVRE (plaqueta), 1973; FORÇA CENTRÍFUGA, 1979; ITINERÁRIO(?), 1983; O EU APRISIONADO, 1986; O SÓTÃO DO MISTÉRIO, 1992; O POÇO DAS ALMAS, 2000, e OVO DE COLOMBO, 2005.
Tudo o que publicou em prosa estava disperso em mais de uma centena de antologias e coletâneas.
Idealizador, fundador e primeiro presidente da Academia Brigadiana de História, Artes, Ciências e Letras – ABRHACEL, que congrega os intelectuais da Brigada Militar (PM) do Estado do RS.
Em outubro de 2003, assumiu a Coordenação das Casas de Poetas do Brasil–POEBRAS NACIONAL.
Edita o Suplemento Literário OFFICINARIUM – AMOR & INCLUSÃO SOCIAL, no Jornal RS LETRAS, de Porto Alegre/RS.
Integra o Grupo dos “15 Renascidos”, que publica desde março de 2005, a Revista CAOSÓTICA, em Porto Alegre.

MOISÉS SILVEIRA DE MENEZES
Nasceu a 28 de Julho de 1954 em Lavras do Sul, porém tendo passado a infância e a adolescência em Tupanciretã, a considerando como adotiva.
Oficial superior da Brigada Militar (comandante do primeiro RP Mon - Santa Maria) possui uma extensa participação nas lidas culturais do tradicionalismo, integrando comissões avaliadoras de arte declamatória há mais de 6 anos em toda a região sul do Brasil, além de participante ativo dos movimentos culturais urbanos, pois, escreve sob os enfoques Regional e Universal.
Pertence à Estância da Poesia Crioula, Casa do Poeta Riograndense, Grêmio Literário Castro Alves e Associação Pró-editoração de Segurança Pública.
Compositor com muitas músicas aprovadas em festivais e um dos poetas mais premiados do movimento poético do estado, com participações destacadas na Sesmaria da Poesia Gaúcha (Osório), Bivaque da Poesia Gaúcha (Campo Bom) e Seival da Poesia Gaúcha (São Lourenço do Sul).
Editou “Taperas da Ilusão” – poesia, – “Das margens do Rio Nilo às Barrancas do Rio Uruguai” – ennsaio poético/histórico - , obra que segundo o mestre Hugo Ramirez da Associação Brasileira de Crítica Literária, demarca numa virada geográfica e cultural, os símiles e raízes da criatividade estética do gaúcho, considerando ainda a obra, indicativo da esplêndida maturidade do autor e da geração tradicionalista da qual faz parte e é expoente.

INÍCIO DA PÁGINA