CAMPEIRA

Regulamento 33º Rodeio Crioulo de Osório
Informações: 51 9688.2182

1. CONCURSO DE LAÇO
O presente regulamento obedecerá às normas e regras do MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho.

a) No ato da inscrição de qualquer modalidade será exigido documento de identidade dos concorrentes e cartão tradicionalista, em dia, de sua Região.
b) Armada será julgada.
c) Cabe apenas a Comissão Julgadora, avaliar se a rês se comportou convenientemente ou não e determinar sua troca.
d) Os concorrentes poderão participar das provas de laço com a armada de acordo com a sua idade.
e) Nas provas de laço em todas as suas modalidades o concorrente somente poderá participar com uma inscrição.
f) Fica expressamente proibido maus tratos nos animais.
g) A Comissão Organizadora não se responsabilizará por acidentes que, eventualmente possam ocorrer com animais alojados no recinto do Parque.
h) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvida a Comissão Organizadora.
i) De acordo com o andamento do rodeio poderá ser realizada eliminatória nas duplas classificadas após a Gineteada de sábado, as duplas que não comparecerem serão automaticamente desclassificadas.
j) Fica vedado a participação da prenda na modalidade Laço Piá e Guri.
k) Na modalidade de Pai e Filho o pai poderá participar com mais de um filho.
l) Na modalidade Gerações será composta de Pai, Filho (a) e Neto(a).
m) O participante que não comparecer na ordem e na hora de sua chamada, perderá o número de inscrição da dupla.
Todas as Duplas inscritas terão direito a 3 (três) rodadas na fase classificatória, sendo que: as Duplas com 6 (seis) armadas positivas disputarão a premiação oferecida para Força “A” em rodadas eliminatórias até a final, parando em 10 (dez). As Duplas com 5 (cinco) armadas positivas, disputarão a premiação oferecida para a Força “B” em rodadas eliminatórias até a Final, parando em 10 (dez). As Duplas com 4 (quatro) e 3 (três) armadas positivas disputarão a premiação oferecida para a Força “C”, igualmente em rodadas eliminatórias até a Final, parando em 10 (dez).
n) O laçador terá um tempo máximo de seis minutos para limpar à armada caso se faça necessário.
o) Serão permitidas apenas músicas tradicionalistas Gaúchas no interior do parque.
p) Acampamento para participante da campeira será gratuito, mediante inscrição, lotes em torno de 90m² pré agendados.
q) As 20h o laço para para dar início a Gineteada, após continua com as provas de laço.


2. CONCURSO INTERNACIONAL DE GINETEADA “PELO”

1. Tento com tachas (Eliminação do concorrente da prova sem direito a ressarcimento)
2. Espora travada (Será obrigado a trocar a mesma sob pena de eliminação da prova)
3. Uso de tachas nas pernas (Eliminação do concorrente da prova sem direito a ressarcimento)
4. O concorrente que apresentar visíveis sinais de embriagues e outros, detectados pelo capataz de campo e organizadores (Eliminação do concorrente da prova sem direito a ressarcimento)
5. Uso de rédeas cruzadas tipo espalda (Proibido)
6. Tento com passagem de argolas para enforcamento, dar nó em tento para enforcamento (Proibido, sendo que a insistência zera a monta sem direito a ressarcimento)
7. Corda de linho ou náilon (Proibido)
8. Atar a boca de cavalo (Proibido)
9. (Bater na cabeça (Proibido e ficando claro para a comissão julgadora será zerada a monta. Salvo uma puxada na venta de baixo para cima)
10. Não obedecer a campana nas montarias em rezam para salvar cavalo bem como os tempos permitidos (Ficando claro para a comissão julgadora que ouve excesso, ou seja, não aliviando o relho (ZERA A MONTA SEM DIREITO A RESSARCIMENTO)
11. Todo e qualquer uso de artifício que venha ser usado para fins de beneficio próprio que não for de uso geral e permitido pela comissão ,o ginete será desclassificado.

Obs.:
O ginete que por ventura venha se envolver em confusão (Brigas) será eliminado da prova.
Obedecer aos horários de sorteios.
Não comparecer sem camisa no sorteio.
É de obrigação de o ginete estar pronto na hora em que for chamado para sua montaria.
Levar seu auxiliar de sua confiança para ajudar no trançado de crinas, bem como empurrar na paleta.
Comparecer devidamente pilchado para a prova (conforme regulamento do evento)
Os casos ausentes deste regulamento serão avaliados pela comissão organizadora e avaliadores da referida prova e tomadas as soluções que entenderem cabíveis.
Respeitar a natureza, a garrafa de água usada para molhar o lombo dos cavalos, deve ser entregue para o auxiliar do mesmo,e não jogada dentro da cancha.
Para o concurso de Gineteada em “Pêlo”, poderão participar ginetes brasileiros e estrangeiros convidados pela Comissão Organizadora que reserva-se o direito de exigir a documentação comprobatória da entidade de origem, bem como identidade pessoal.
As inscrições serão limitadas

3. CONCURSO DE GINETEADA BOCA ATADA

• O ginete não pode encostar a mão do mango no cavalo, sob pena de cometer o charque.
• Não pode ser ajudado, mesmo que o cavalo caia ele é obrigado a se desvencilhar até o toque da campanã que é de 10 segundos para gurupa e 12 segundos para o basto.
• Os amadrinhadores só podem chegar após soar a campanã.
• O não cumprimento do tempo de campanã zera a monta,ou seja o ginete não pontua.
• O charque (que e o caso do ginete encostar a mão do mango em qualquer parte do animal também zera a montaria.
• Estes são quesitos básicos para montas de boca atada.

Da Prova de Rédeas (Regulamento MTG)

Art. 48 - A prova de rédeas será disputada em duas modalidades masculina e
feminina, em sete categorias denominadas, respectivamente, veterano, peão, guri, piá e
prenda, guria e menina.
Art. 49 - Será considerado vencedor o concorrente que totalizar menor tempo na
realização da prova.
Art. 50 - Terá aumentado o tempo ou desclassificado o participante, de acordo com a
seguinte tabela:
Infração Penalidade
Batida nas balizas de meio ou cantos + 1 segundo
Derrubar as balizas de meio ou cantos + 2 segundos
Perder o estribo (cada) + 1 segundos
Não fastrar o animal + 2 segundos
Surrar o animal Desclassificação
Errar o percurso Desclassificação
§ 1º - O cavalo deverá estar o mais imóvel possível, entre as 04 (quatro) balizas de
chegada e saída, que deverão ter um espaço de 12 m2 (3x4). Assim que o cavalo estiver
estático, deve ser dada a largada, através de bandeira ou lenço, no entanto o cronômetro
deverá ser acionado, quando o cavalo (focinho) estiver em frente a 02 (duas) balizas de saída
e chegada. Após todo o percurso, o cronômetro deverá ser parado no momento em que
cavalo (focinho) enfrentar as balizas de chegada e saída, esbarrando na área entre as 04
(quatro) balizas recuando até passar a metade de seu corpo entre as balizas de entrada e
saída (senão houver a esbarrada e a recuada determinada deverão ser acrescido o tempo
acima descrito). Não haverá o laço esticado para que os animais parem.
§ 2º - As balizas deverão ser de material rígido (ferro, madeira ou bambu).
§ 3º - O concorrente não deverá colocar a mão nas balizas dos 04 (quatro) cantos.
Sendo que se tocar nelas, deverá ser acrescido 01 (um) segundo.
Art. 51 - Nenhum cavalo deverá disputar mais de uma categoria da prova de rédeas e
nem ser montado por mais de 01 (um) cavaleiro.
Art. 52 - Haverá 01 (um) percurso para a prova de rédea (mapa em anexo).
Art. 53 - A comissão julgadora poderá solicitar a reapresentação de 01 (um) ou mais
concorrentes para efeito de classificação.
Art. 54 - Nesta prova é obrigatório o do laço atado nos tentos, com rodilhas no tamanho
mínimo de 40 cm de diâmetro.

Prova do Chasque (Regulamento MTG)

Art. 62 - Cada equipe será composta por 05 (cinco) cavaleiros.
Art. 63 - A prova terá início no momento em que os primeiros cavaleiros de cada
equipe, apeados, junto à baliza de largada, receberem a mensagem de uma autoridade da
comunidade tradicionalista ou dos juízes.
Art. 64 - A largada será dada por uma bandeirada, pela comissão julgadora.
Art. 65 - A prova será disputada entre as linhas demarcadas para a respectiva
competição. Em cada extremidade da raia será colocada uma baliza.
Art. 66 - A mensagem deverá ser transportada dentro de um canudo de couro.
Art. 67 - A mensagem somente poderá ser entregue e recebida pelos cavaleiros
apeados sem soltar o cavalo depois da baliza oposta, sem auxílio dos companheiros.
Art. 68 - O mensageiro que deixar cair a mensagem deverá juntá-la, sob pena de
desclassificação da equipe.
Parágrafo único - O competidor que usar a mensagem, para surrar o cavalo, será
desclassificado, assim como a sua equipe.
Art. 69 - Será considerada vencedora a equipe que por primeiro entregar a mensagem
ao juiz de chegada, o qual providenciará a divulgação ao público.


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